Dicas: Como portar-se em eventos e festas em geral

sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Final de ano chegando e com ele mais festas e comemorações do que em qualquer outra época do ano - Confraternizações, amigo oculto, ceia de natal, reveillon, entre outros.
São momentos que todos nós amamos mas que infelizmente muitos não comportam-se como deveriam. Por esse motivo resolvi postar algumas dicas básicas, práticas e essenciais de etiqueta (e educação) para que ninguém cometa gafes ou passe por constrangimentos no final de ano ou em qualquer outra época.

As dicas são abrangentes e servem para quaisquer tipos de eventos.

1- Não chegue muito cedo nem muito tarde. Você não vai querer ser o primeiro a entrar na festa e também não vai querer chegar depois que tudo tiver começado. O ideal é calcular de 15 a 20 minutos após a hora marcada.

2- Se lhe for entregue convite(s) indivual(is), não solicite extras e não esqueça-se de levá-los no dia. Eles servem para controle e serão exigidos na entrada do evento.
O anfitrião prepara a festa em cima dos convites que foram entregues. Por esse motivo não há lugar para extras.

3- Não deixe de ir a uma festa de aniversário porque não tem dinheiro para comprar presente e não sinta-se constrangido por isso. Afinal de contas, convidaram você e não o presente. Anfitrião que promove festa pensando nos presentes, é no mínimo imaturo. No entanto, só não leve se realmente não puder. Se for possível fazer um esforcinho, faça. Fica mais agradável.

4- Em almoço ou jantar não chegue mais que meia hora atrasado. Se não puder chegar antes, ligue para o anfitriaõ informando e explicando o motivo do atraso. É elegante perguntar à dona da casa se é necessário levar algo. Mesmo se ela dizer que não, é de bom gosto levar flores delicadas para a anfitriã, uma sobremessa ou garrafa de vinho (para jantar) ou refrigerante, se for o caso.

5- Ao chegar ao evento, a primeira coisa a se fazer é cumprimentar o anfitrião, quem o convidou. Se não souber quem é o dono da casa, pergunte.

6- Interaja, participe da festa e procure não ficar só nos grupinhos de costume. Mesmo se você for tímido, procure quebrar o gelo e puxar conversa com alguém próximo.

7- As conversas devem ser leves e vagas. Não entre na intimidade das pessoas, especialmente das que acabou de conhecer.

8- Seja gentil, educado. Não fale alto ou com arrogância.

9- Não monopolize os lugares. É feio ficar guardando lugar quando outros convidados chegam e precisam sentar-se.

10- Em amigo oculto, todos esperam ganhar algo significativo. No entanto se não for esse o caso, reaja com naturalidade. Não despreze o presente ou quem deu. Amigo oculto é mesmo um risco a correr e todo mundo já passou ou passará por uma saia justa assim.

11- Vá embora antes da maioria e antes de acabar o clima. O comum é que no final da festa fique somente a família. Quando estiver de saída se despeça somente do anfitrião ou no máximo dos mais próximos. Não chame atenção para si.

12- Talvez o mais importante: NÃO avance no buffet. Isso é muito comum nos eventos e é horrível! Você não vai querer dar a impressão de que está passando fome ou que foi ali somente pela comida, certo?? Ela não vai acabar. Espere o anfitrião e os mais próximos servirem-se primeiro.

13- Você pode repetir quantas vezes quizer mas em poucas quantidades. Deixar no prato não é legal. Se o anfitrião lhe oferecer algo que não gosta, recuse gentilmente. Não é preciso gritar aos quatro ventos que você não gosta.

14- Outra dica MUITO importante e valiosa: NUNCA peça para levar "um pouco" de comida pra casa para alguém que não foi ao evento. A comida foi servida para aquele momento e para os que foram ao local. Pedir é feio e deselegante. Só leve se o anfitrião oferecer por iniciativa dele.

15- Os casais não precisam ficar juntos. É legal que se separem ao chegar no local para que possam ficar mais a vontade e interagir com tipos diferentes de pessoas.

16- Se você for o anfitrião, deixe os convidados a vontade entrossando as pessoas e fazendo apresentações.

17- Vista-se de acordo com a ocasião. Isso demonstra respeito e elegância consigo mesmo, com o anfitrião e com os demais convidados. Procure saber se o evento é informal, formal, esporte fino ou de gala. Seja coerente e não seja de mais nem de menos.

18- Se você não for convidado, não fique chateado ou tirando satisfação com o dono da festa. Seja maduro para compreender que você não é muito íntimo para aquele momento ou simplesmente não foi possível convidá-lo por motivos variados.

Dicas simples e práticas que fazem uma enorme diferença. Da próxima vez que você for convidado (ou não), lembre-se delas e procure curtir bem cada um dos momentos.

0 comentários:

Postar um comentário