Daniel - Capítulo 2

domingo, 24 de julho de 2011
Seguindo a história de Daniel, hoje vou compartilhar o capítulo 2.
Como vimos no capítulo 1, Deus honrou a fidelidade de Daniel dando-lhe inteligência, sabedoria e o dom de interpretar sonhos. Hoje veremos o primeiro relato onde Daniel usa o dom recebido.

Capítulo 2: Saiba interpretar, aproveitar e usar bem as oportunidades

O começo do capítulo fala que o rei Nabucodonosor teve um sonho que o perturbou tanto, a ponto de tirar-lhe o sono. Então ele convocou os magos e astrólogos para que pudessem interpretar seu sonho. Mas, mostrando mais uma vez a sua crueldade Nabucododosor acabou decidindo que seus súditos deveriam não só interpretar, mas também adivinhar qual era o sonho que o rei havia tido.
Vs. 5-6 - "O rei respondeu aos astrólogos: "Esta é a minha decisão: se vocês não me disserem qual foi o meu sonho e não o interpretarem, farei com que vocês sejam cortados em pedaços e que as suas casas se tornem montes de entulho. Mas, se me revelarem o sonho e o interpretarem, eu lhes darei presentes, recompensas e grandes honrarias. Portanto, revelem-me o sonho e a sua interpretação."
Os astrólogos, percebendo que aquele era um pedido sem sentido e impossível de atender, tentaram convencer o rei a mudar de idéia mas o mesmo, sendo duro de coração, não ouviu-lhes e emitiu uma ordem de execução para todos os sábios da Babilônia, inclusive Daniel e seus amigos (Vs.12-13).

Usando a grande sabedoria dada por Deus, Daniel mudou uma história que parecia perdida Vs. 14 - "Arioque, o comandante da guarda do rei, já se preparava para matar os sábios da Babilônia, quando Daniel dirigiu-se a ele com sabedoria e bom senso." Daniel foi ousado e corajoso ao enfrentar a ordem do rei Vs.16-18 - "Diante disso, Daniel foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação. Daniel voltou pra casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia".
O Vs.19 nos fala que Deus ouviu a oração de Daniel e a atendeu. Os Vs. 20 a 23 mostram uma bela oração de agradecimento a Deus, feita por Daniel.
Com a revelação em "mãos", Daniel foi contar ao rei não só a interpretação do sonho, como também o próprio sonho. É interessante notarmos que de início Daniel já atribuiu toda a glória do grande feito a Deus Vs. 27-28 "Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encantador, sábio ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele nos perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios (...)." Ele sabia de onde vinha o seu dom e era humilde em reconhecer.

Em resumo, o sonho do rei se tratava de uma grande estátua com partes de ouro, prata, bronze, ferro e barro. A interpretação nos diz que cada parte se tratava de um reino. Alguns que já existiam e outros que ainda viriam. Algo que parecia inabalável foi destruíido por uma grande pedra que destruiu a estátua por completo. Essa pedra representa o Reino de Jesus, que é eterno e indestrutível. Acho lindo o Vs. 44 que nos diz isso "Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre."
O capítulo 2 termina com o rei Nabucodonosor glorificando a Deus e promovendo Daniel e seus amigos (mais uma vez) a um cargo de honra.
Glória a Deus!

Lições para meditar e colocar em prática:

1- Tenha consciência de quem você é perante Deus. Tenha convicção de que ele está sempre com você. Só assim poderá ousar.
2 - Arrisque! Com o poder de Deus você pode.
Se Daniel não tivesse se manifestado ele e seus amigos teriam sido mortos.
3 - Seja líder e esteja disposto a pagar um preço pela causa certa.
Costumo dizer que liderança não é ter um cargo ou função. Liderança é um estilo de vida.
Daniel era líder e por isso teve a ousadia de falar em nome de todos. Ele correu o risco do sonho não lhe ser revelado mas a sua confiança em Deus era tamanha que ele podia ter certeza da resposta mesmo antes de pedir.
4 - Tenha amigos que compartilham da mesma fé.
Nesse capítulo vemos que Daniel compartilhou a questão com seus amigos e eles também rogaram uma resposta a Deus. Isso faz diferença.
5 - Seja humilde.
Daniel era humilde e sabia atribuir glória e honra a Deus. Como Jesus disse, os humilhados serão exaltados. Vimos isso claramente na vida de Daniel. Quanto mais ele era humilde mais era promovido. O motivo? É Deus quem promove.

0 comentários:

Postar um comentário