Daniel

domingo, 17 de julho de 2011
Semana passada comecei a estudar o livro de Daniel com os jovens da Comunidade do Caminho. Daniel é o 27º livro da Bíblia, dividido em 12 capítulos e nos conta a incrível desse profeta. Uma história marcada por grande confiança e dependência de Deus, humildade, renúncia e boa liderança. Um exemplo!

Estamos estudando um capítulo por semana e postarei aqui no blog um resumo do que aprendemos.

Capítulo 1: Aceite as circunstâncias e aja em cima delas

A história de Daniel começa com ele e seus amigos sendo levados para uma terra pagã para servir a um rei cruel. Nos Vs.1-3 vemos que ele não teve escolha, foi obrigado a ir e apesar disso, não lamentou. O "contraditório" é que ele e seus amigos foram escolhidos por um motivo nobre Vs.4 - "Jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei."
Quando o rei Nabucodonosor decidiu dividir o melhor da sua mesa com os rapazes, Daniel arriscou fazer sua própria dieta para não se envolver com o paganismo do rei Vs.8 - "Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles." Deus o honrou e fez com que seus superiores fossem favoráveis a ele Vs.9 - "E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele." Além disso, Deus o honrou ainda mais, dando-lhe sabedoria em dobro e o dom de interpretar sonhos Vs. 17 - "A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos." Além da melhor aparência de todos do reino Vs.15 - "Passados os dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei."

Lições para meditar e colocar em prática:

1 - Quando a mudança de situação não depende de nós, não devemos reclamar, mas agir em cima do que temos;
2 - Se formos fiéis a Deus, ele agirá da mesma forma para conosco;
3 - Os filhos de Deus devem ser cultos, sábios e belos para assim se destacar e influenciar;
4 - Não abrir mão de suas convicções, seja qual for a situação.

1 comentários:

Postar um comentário